Sociedade Novo Aeon

Lamen SNAE

SOCIEDADE NOVO AEON

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Conforme definido em seu Estatuto, a Sociedade Novo Aeon é “…uma sociedade com fins não-lucrativos de caráter maçônico, destinada a promoção de práticas e estudos esotéricos, filosóficos e científicos, bem como a atividades de natureza cultural, educacional, assistencial, esportiva e recreativa (Art. 1º)…”.

Continua em seu Art. 2º: “A Sociedade Novo Aeon tem por princípio promover a filosofia e as obras de Edward Alexander Crowley, Elifas Levi, Elias Asmole, e outros, poetas, escritores e místicos de várias nacionalidades, falecidos”.

Conclui em seu Art. 3º em seu Parágrafo Único: “Para alcançar esses fins poderá: a) Fundar estabelecimentos educacionais e hospitalares, clubes, bibliotecas e outras entidades semelhantes; b) Promover estudos e debates, palestras e seminários, representações teatrais, exposições artísticas, lançamentos literários e outras formas de comunicação; c) Criar internamente organismos e lojas maçônicas”.

Desde que foi criada em outubro de 1975 e.v. tem a Sociedade Novo Aeon tentado, a despeito das forças contrárias, realizar os ideais propostos, tendo sido esse processo interrompido pela morte de seu fundador Euclydes Lacerda de Almeida, conhecido como Frater Aster.

Mas, para alegria de muitos e contrariedade de alguns, a Sociedade Novo Aeon sobreviveu a morte de seu fundador. Ela está de volta, totalmente reestruturada e capaz de cumprir o seu papel preponderante no cenário thelemico nacional, pois se foi Marcelo Ramos Motta o primeiro a difundir de forma sistemática a Lei de Thelema no Brasil, foi a Sociedade Novo Aeon a primeira Sociedade Thelemica fundada no Brasil (a Sociedade Ordo Templi Orientis, data de 1976, fundada por Marcelo Motta). Isto não é pretensão  é documentalmente provado.

Nos primeiros tempos, o veículo de manifestação da SNAe era a Loja Hórus-Maat, cujos ensinamentos eram profundamente influenciados pela O.T.O. inglesa, sob comando de Kenneth Grant.

Pelos final dos anos 80 e inicio dos anos 90, a SNAe objetou ser um ramo da O.T.O. com um sistema reformado, tendo com o tempo Frater Aster percebido a falácia de tal objetivo. Nosso fundador, formulou, então, a Ordem Templaria dos Cavaleiros de Thelema , também conhecida por ORDEM DOS CAVALEIROS DE THELEMA – OCT.

Durante meados dos anos 90 e primeira parte dos novo milênio, a OCT esteve sob a condução de Tarcísio de Oliveira Araújo, alcançando graças a uma sólida estrutura, uma expansão considerável. Porém, um novo golpe atingiu a SNAe e sua manifestação iniciática a OCT: o falecimento prematuro de Tarcísio.

Desde então a SNAe e a OCT, entraram em silêncio, tendo Frater Aster se dedicado a escrever e a publicar material Thelemico, dentre esse muita coisa de Marcelo Motta, com quem, intelectual e espiritualmente voltou a harmonizar-se.

Frater Aster faleceu em junho de 2011, tendo muitos achado que com ele morria a SNAe e a OCT.  Grande engano. A viúva de Euclydes, em um profundo ato de desprendimento, chamou quatro dos principais discípulos de Frater Aster (Frter Thor), na OCT e na A.’.A.’., passando para eles, juridicamente, a propriedade da SNAe e a OCT, que estavam em sua propriedade.

Além disso, todos os escritos, cartas, e-mails, material visual, trabalhos  e livros escritos por Frater Aster, foram passados para estes quatro irmãos que, depois de longo período de análise, organizaram, escanearam e classificaram cada um dos documentos e eles çlegados, tendo em vários conclaves, decidido os destinos da SNAe e da OCT.

Assim, ficou decidido pelos quatro irmãos:

1) Somente os quatro fazem parte da Sociedade Novo Aeon. Novos membros, somente com o falecimento de algum membro desta. Todos são Grau IX O.C.T. Fica abolido o Cargo de Supervisor Geral ou Grau X O.C.T.

2) A O.C.T. passa a ser um sistema iniciático (não uma Ordem)  ligada ao membro da Sociedade Novo Aeon responsável pelo sistema (os quatro irmãos se revesam nesta função, de dois em dois anos, por vez, não por eleição) e se manifestará, publicamente, com a fundação de Grupos de Estudos, Acampamentos, Oasis e Lojas, por todo o país, com critérios definidos de trabalho para cada um, todos submissos à SNAe e ao responsável pela  O.C.T.

3) Foi criada a ECCLESIA GNÓSTICA UNIVERSAL THELEMICA, que, no momento é reservada aos membros da SNAe.

4)Foi reativada a Editora BHAVANI, para difusão de material Thelemico em português.

5) Foi fundado o Templo Novo Aeon, dirigido por Frater Sekhemn IX O.C.T., um dos membros da SNAe, que se responsabilizará pela difusão do sistema O.C.T. nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Frater Q.V.I.F.

Esta página estará sempre passível de nova edição.